Catarina Martins, Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, visitou ontem (14 de setembro) o Agrupamento de Escolas de Condeixa. Acompanhada por José Manuel Pureza (Deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Coimbra), Gisela Martins (Candidata à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova) e António Fonseca (Candidato à UF de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova), conheceu a realidade e as carências daquele estabelecimento de ensino, neste arranque de ano letivo.
Paulete Matos |
Esta visita de trabalho visou, não só o acompanhamento dos principais problemas que afetam a escola pública, como a colocação de professores ou a falta de auxiliares de ação educativa, mas também as questões específicas do concelho de Condeixa, como a insuficiência de resposta das escolas situadas na vila.
Paulete Matos |
Gisela Martins defende que “não basta a existência de escolaridade obrigatória, é necessário criar as condições para que a escola cumpra as suas funções, nomeadamente como um instrumento de inclusão social.” A candidata à Câmara Municipal acrescenta que: “o número de auxiliares de ação educativa, ainda insuficiente, preocupa-nos. Esta carência afeta todos/as os/as estudantes mas, em especial, as crianças com necessidades educativas especiais, que precisam de um acompanhamento mais efetivo.”
“Temos recebido denúncias de pais, nomeadamente no que se refere à falta de vagas nas escolas da vila, no transporte escolar e na enorme carência de espaços de ocupação de tempos livres”, explicou a candidata do Bloco, que acrescentou, “encaramos a escola como um espaço de inclusão e daremos prioridade ao investimento nesta área, em coerência com as nossas propostas para a ação social.”
A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova propõe, para além de uma resposta às carências já referidas, medidas de combate ao abandono escolar, através de um reforço das bolsas de estudo, a implementação de um serviço de psicologia para estudantes, a gratuitidade de manuais escolares e da alimentação para os/as estudantes carenciados/as.
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