domingo, 17 de setembro de 2017

«TRANSPORTES E MOBILIDADE SÃO UMA DAS CARÊNCIAS DO CONCELHO»

• Mais de meia centena de pessoas lotaram sala da Biblioteca Municipal
• Sessão contou com a presença de Marisa Matias
• Programa eleitoral apresentado e colocado à discussão
• Mobilidade e transportes foram o assunto em destaque



Em contagem decrescente para o arranque da campanha eleitoral, o Bloco de Esquerda Condeixa realizou este domingo, 17 de setembro, uma sessão pública, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, onde apresentou o seu programa autárquico. Gisela Martins expôs as principais ideias do projeto, pelo qual se candidata à Câmara Municipal, numa sessão que contou, também, com as intervenções de Tiago Acúrcio (candidato à Assembleia Municipal) e Marisa Matias (eurodeputada condeixense). Esta iniciativa foi, aliás, uma assembleia cidadã, na qual intervieram muitas das mais de meia centena de pessoas que ali compareceram.


Depois de uma breve apresentação do programa eleitoral, seguiu-se uma discussão abertas a todas e a todos os presentes. Os transportes e a mobilidade foram assunto recorrente e o principal motivo de queixas, uma questão que integra as prioridades do Bloco de Esquerda para Condeixa. 




O direito à mobilidade não pode ser negado às pessoas que vivem nas zonas mais rurais e periféricas do concelho. O atual serviço de transportes municipal não serve essas populações e as que serve, no centro e em redor da vila, não têm ainda as rotas e os horários mais adequados, o que se comprova pela fraca procura. Tem havido falta de vontade do executivo municipal, em resolver este problema”, referiu Gisela Martins, que não esqueceu a ligação de transporte público a Coimbra e a necessidade de repensar esta linha a nível intermunicipal. “O preço de um bilhete, para se ir de Condeixa a Coimbra, é desajustado e, para além de um rombo na carteira de quem não tem outra alternativa, só promove o uso do transporte particular”, acrescentou.

O Bloco de Esquerda defende uma adequação rigorosa das necessidades da população às respostas que são colocadas no terreno. Para além da adequação das rotas e dos horários do atual serviço regular de transporte público às necessidades da população de todo o município, o BE propõe a utilização de carrinhas, em articulação com as juntas de freguesia, para que as pessoas, dos pequenos lugares, possam deslocar-se ao centro da vila.



O dia terminou com um jantar convívio, onde discursaram o mandatário da candidatura, Joaquim Moita, e ainda os candidatos às diversas assembleias de freguesia: António Costa (Assembleia de Freguesia de Anobra); António Fonseca (Assembleia de Freguesia de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha); Jorge Carvalho (Assembleia de Freguesia de Vila Seca e Bendafé); Luís Moita (Assembleia de Freguesia de Furadouro); Marco Oliveira (Assembleia de Freguesia de Sebal e Belide) e Pedro Cipriano (Assembleia de Freguesia de Ega).

Sem comentários:

Enviar um comentário